El pulpo aí

Escultura  luminosa  
design de superfície biodegradável
Restaurante Vila Japaí /2023

Foi realizado seguindo os princípios da economia circular, a estrutura modular foi feita de aço e não teve qualquer aplicação de pintura.
O design de superfície que reveste a estrutura foi feita de filme de celulose e papel de seda que foram aplicados com cola de mandioca, o que torna a sua pele biodegradável.

Concepção

A concepção formal da escultura El Pulpo aí é transpor as linhas de um desenho bidimensional no papel que salta para uma realidade tridimensional na forma de uma treliça orgânica feita de vergalhões de aço carbono. Esta abordagem, libera a escultura de um naturalismo, ao mesmo tempo essa escolha de design permite que a estrutura seja leve e resistente ao mesmo tempo.

Desde o ponto de vista da relação do objeto com o espaço do restaurante  El Pulpo aí foi realizado a muitas mãos, como o alimento que ali se oferece. Os tentáculos são uma acolhida de braços abertos para se sentir em casa, um gesto escultórico que se integra na arquitetura e uma luz que ativa a imaginação.
Em março de 2023  El Pulpo, como é carinhosamente chamado, já foi instalado e está interagindo com os clientes do @vilajapai  localizado na Vila Madalena.

A escultura de aço carbono

A escolha do vergalhão de aço carbono como material oferece resistência e maleabilidade para realizar essa estrutura que é uma mistura de treliça orgânica e um trançado.

Essa escolha de design permite que a estrutura seja leve e resistente ao mesmo tempo.

Para viabilizar a instalação no restaurante, precisamos modular a estrutura em cinco partes. O pensamento modular no design é uma das estratégias circulares  para facilitar reuso, reparo e remanufatura e reciclagem.

A Serralheria foi finalizada livre de proteção a base de petróleo. No nosso caso, queríamos aproveitar a ferrugem como textura expressiva da escultura.

Mas no caso de precisar revestir a estrutura é possível usar resina de mamona (resina biodegradável) para proteger a estrutura. 

Sempre estamos testando novos processos e materiais para criar novas maneiras de realizar.

Queremos agradecer especialmente a @lufenago @formao.marcenaria 

pela parceria na execução da serralheria e a @oficinalab pelo espaço incrível para poder realizar o projeto.

Design de superfície

Fazer a pele do El Pulpo aí biodegradável, foi a manobra que nos fez evoluir na pesquisa de materiais.
Fizemos vários testes, e chegamos a uma combinação de filme de Celulose como base estruturante da superfície e depois papel seda para fazer o difusor e a textura do design de superfície. para laminar todas essas camadas utilizamos uma cola vegana de mandioca.

Esta nova solução criada especialmente para o projeto é totalmente biodegradável e reciclável. 

Cada vez mais surgem no mercado marcas com seus pesquisadores que desenvolvem novos produtos pensando numa economia circular.

O filme de celulose biodegradável e compostável é da @celofanecelomax. A cola de mandioca é da @ricla_oficial

Ficha Técnica equipe:

Ficha Técnica materiais:

  • Estrutura: Aço carbono
  • Revestimento: Filme de Celulose, papel de seda e cola vegana de mandioca.
  • Local de realização: El ciclo / Oficina Lab