Experiência Munduruku é imersão multissensorial de realidade virtual, única e
inédita no mundo, foi possível experimentar um pouco da sensação da  Amazônia. Sentir o cheiro da mata, a brisa em um passeio de barco, o frescor da mandioca recém colhida da terra. Com narração do cacique Juarez Saw Munduruku, o visitante percorre as belíssimas águas do rio Tapajós conhecendo a aldeia do povo Munduruku e seu modo de vida, podendo compreender a intrínseca relação
deste povo com as matas e os rios.

Para que a imersão aconteça, o visitante foi  acomodado em uma cápsula onde ele recebeu estímulos por meio da visão, audição, tato e olfato. Para cada sentido há uma tecnologia desenvolvida especialmente para a experiência, como o filme de realidade virtual gravado na aldeia, “Munduruku: a batalha para defender o coração da Amazônia”.


Percurso da experiência e espaço de troca com o público.
O projeto expográfico para a Experiência Munduruku, está definido por um percurso que vai introduzindo o visitante ao mundo Munduruku na floresta  amazónica no rio Tapajós.
O propósito da experiência é criar sensibilização e consciência para preservação do meio ambiente e das culturas nativas e a contextualização dessa situação na contemporaneidade.

Os procedimentos circulares aqui aplicados foram:
Um elemento que achamos relevante entrar na exposição é o elemento vegetal, plantas em estado vivo e plantas secas como um espaço imersivo, com cheiro e atmosfera frescas e uma maneira de chamar a atenção para o bem estar que trazem as plantas para qualquer ambiente, com o propósito da expografia tenta trazer elementos mais reais e menos cenográficos.

 para que o visitante saia dessa experiência sensibilizado sentindo que: cuidar e preservar ambientes com árvores e plantas é importante tanto no amazonas como nos grandes centros urbanos.
Outro elemento interessante foi usar tintas ecológicas para as pinturas das paredes, com base em pigmentos naturais como Urucum. Que é um fruto amazônico usado pela cultura Munduruku para a produção de tintas.


FICHA TÉCNICA
Concepção: Greenpeace internacional.
Líder de projeto Greenpeace Brasil: Graziela Tanaka
Design de experiencia multisensorial: the Feelies / Grace Boyle
Filme Vr: Alchemy VR
Design expografia: Galpão BASE / Leo Ceolin
Cenotecnia: Apóstrofe cenografia
Responsável pelos técnicos sensoriais e mestres de cerimônias: Rafael Ferraz
Produção e logística: Pamela Goppi e Lucca pollini
Coordenadora de fundraising: Fabiana Galvão
Campanhas: Carolina Marçal