Terra de gigantes

Expografia imersiva

Superfícies de projeção  reutilizáveis.

SESC Guarulhos /2023

Uma das premissas do projeto era poder itinerar com esta exposição imersiva de maneira leve e prática, com pouco deslocamento de matéria.

Numa exposição basicamente composta por grandes superfícies de projeção, o foco do desenvolvimento foi criar telas de projeção que possam ser montadas e desmontadas várias vezes.

Outro dos desafios do projeto foi mapear os impactos do uso de materiais recicláveis e materiais rejeitos, estes últimos tão comuns nas montagens expográficas e que não podem mais serem reciclados.

Concepção

A inspiração da experiência imersiva nasce da ficção de pessoas andando em terras de gigantes, criaturas e monstros. 

Reduzindo ou ampliando personagens dentro de projeções audiovisuais, transita entre a vídeo-instalação e o cinema com a construção de “cenas”, aparições de artistas, intelectuais e criaturas. O projeto expográfico busca otimizar o protagonismo desses personagens e as ativações das cenas envolvendo o visitante num percurso imersivo onde as nossas referências de escala humana são alteradas, influenciando nossa percepção das narrativas que as cenas apresentam.

Um importante vetor expográfico é a configuração de blackout total, potencializando a experiência ambiental das projeções.

Abordagem para uma economia circular

Desenho modular dos elementos expográficos _ Superfícies de projeção

As telas de projeção são uns dos elementos essenciais nessa instalação audiovisual imersivas são as grandes superfícies de projeção, tem superfícies translúcidas e opacas.

São ao todo 7 telas sendo a menor de de 1,45 m de largura x 2,8m de altura e a maior de 15m de largura x 2,8m de altura.

A altura de 2,8 até no máximo 2,9 m de altura é uma boa dimensão, pois aproveita a largura de alguns tecidos como voil e oxford que tem 3 m de largura, evitando emendas de costura na superfície da tela.O sistema é composto por peças de tubo de aço carbono com um sistema de encaixe e parafusos.
Os tecidos são aplicados com velcro para facilitar a montagem e desmontagem.

As paredes de madeira são feitas por traineis de madeira reaproveitada, para o revestimento das paredes utilizamos 2 procedimentos.

1 _ utilizamos painéis de MDF preto tingido na massa com parafuso aparente preto. Desta maneira o revestimento das paredes pode ser desparafusado e reaproveitado.

2 _ Algumas paredes que precisavam de grandes superfícies sem emenda foi utilizado o sistema padrão de colagem e emassamento de emenda. De qualquer maneira este tipo de parede também é reaproveitável, simplesmente essa colagem e emassamento deve ser feito novamente no novo local de montagem.

Ficha Técnica TERRA DE GIGANTES

O projeto envolveu composição de uma equipe interdisciplinar de desenvolvimento, que viabilizou experiências interativas inéditas e com diferentes recursos técnicos e tecnológicos.

Direção Geral, Concepção, Produção Executiva, Edição e Projeto Gráfico Daniel Lima Produção Invisíveis Produções Direção de Produção (Gravações e Desenvolvimento) AfrontArt Interatividade ZoomB Motion Graphics, Mapping e Finalização de Imagens Bijari Desenvolvimento da Cobra Grande Galactonautas Consultoria Artística Almir Almas (LabArteMídia) Direção de fotografia e Still Gil Souza Assistente de fotografia Ronaldo Franco Logger e Isabela Ferrer Som Direto Gabriel Marques Miranda e Estrela Preta Desenho Sonoro e Mixagem Pedro Noizyman Técnico de Gravação (Daiara Tukano) Zé Nigro Mixagem e Masterização (Juçara Marçal) Kiko Dinucci Equipe de Pré-Produção Felipe Brait e Paula Maia Assistente de Produção Olga Torres Assistente de Produção e Revisão Dani Sou Maquiagem Hávata Serena Tradução Yanomami Ana Maria Machado Tradução Yanomami (simultânea) Enio Kopenawa Yanomami Legendas Nayla Guerra Transporte Kleber Rodrigues Cenotecnia Eprom

El Ciclo – Projeto Expográfico El Ciclo (Leo Ceolin) Coordenação de Produção Chico Daviña Compatibilização do Projeto Expográfico Tadeu Paiva Prototipagem e Assessoria de Montagem Kiko Gomes.

ZoomB Rodrigo Barbosa, Carlos Pedreanez, Caleb Mascarenhas, Guilherme Fiorentini e Gabriel Santos Bijari Alexandre Marcati, Matheus Carvalho e Geandre Tomazoni Galactonautas – Diretor/Artista 3D Daniel Teixeira Pietro Diretor de arte/Ilustrador Kalani Scripilitti  Animador Bruno Romanelli Bastos Dullius Programador Guilherme Soares Programadora Chefe Gildineia Vieira Guimarães Programador Pedro Gabriel Guimarães Fernandes Consultoria de Kinect Paulo CostaEstúdio de Gravação CTR/USP – Supervisão Almir Almas Técnico de Iluminação Marcos Pinto Cenotécnico Gabriel Barreto Supervisão de Equipamentos e Som Guido Agovino Técnico de Estúdio Francisco Coca Mídias Audiovisuais e Sistemas Digitais Marcelo Leite Som e Imagem Sandro Dalla Costa Secretária Ivone Vantini Coordenação de Produção Paulo Ferreira e Marcos Kurtinaitis Técnico-Administrativo Daniel Alves da Silva e Vivi Müller