Peixeaí Voa
Escultura luminosa
design de superfície
Restaurante Vila Japaí /2022
A escultura luminosa ‘Peixeaí Voa’ fica suspensa na arquitetura como uma visão surreal, criando um ambiente leve, lúdico e envolvente.
Sua construção segue os princípios das clássicas luminárias orientais, com uma leve estrutura metálica , revestida com papel de seda.
A estrutura do Peixe foi feita de aço carbono, utilizando uma malha-trama de arames que formam uma treliça orgânica. Essa escolha de design permite que a estrutura seja leve e resistente ao mesmo tempo.
Para viabilizar a instalação no restaurante, precisamos modular a estrutura em três partes, permitindo que ela passasse pela porta. Mesmo assim, conseguimos manter a fluidez do peixe através das linhas contínuas que compõem a escultura.
O conceito escultórico foi inspirado na ideia de que os traços emaranhados do desenho saltarem do papel para o espaço criando um gesto gráfico na arquitetura.
O design de superficie foi realizada com uma delicada camada de laminado de PVC e papel de seda. Esses materiais são laminados sobre a estrutura utilizando cola PVA à base de água, que é atóxica, inodora e de fácil aplicação. Essa solução técnica é amplamente empregada na fabricação de luminárias de papel.
No entanto, como um laboratório de economia circular, estamos sempre buscando novas possibilidades para aprimorar nossos processos e torná-los mais sustentáveis. Em nosso mais recente projeto do Polvo, conseguimos desenvolver uma solução inovadora: a superfície aplicada sobre a estrutura é completamente biodegradável.
Usamos filme de celulose, papel de seda e cola base de mandioca.
Concepção: Tato Corbett e Leo Ceolin
Projeto de luz: Tato Corbett
Serralheria de arte: Leo Ceolin
Assistência serralheria: Bruno Teixeira
Revestimento: Regiane Moraes e Tato Corvbett
Elétrica e montagem: Luiz Carlos Ribeiro de Moraes